Terceirização logística: 6 motivos para sua empresa adotar

Terceirização logística: 6 motivos para sua empresa adotar

Cada vez mais as empresas têm aderido à terceirização logística. Isso porque esse tipo de estratégia oferece inúmeros benefícios para as empresas, fornecedores e clientes, favorecendo o crescimento desse mercado.

Não sabe do que estamos falando? A terceirização trata da contratação de uma ou mais empresas especializadas para a realização de etapas do processo de logística de uma empresa. Pode ser usada para entrega, recebimento, estocagem e expedição de mercadorias de fabricação própria ou de revenda.

É uma forma de ganhar eficiência e reduzir os custos sem comprometer a qualidade do serviço. No post de hoje, abordaremos os 6 principais motivos para terceirizar o serviço de logística de uma empresa. Ficou curioso? Então, continue a leitura para saber mais!

1. Garante o trabalho especializado

Se logística não é a sua área de atuação, esse pode ser um forte motivo para contratar o serviço especializado. A empresa prestadora desse serviço conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados, com boa formação acadêmica e ampla experiência profissional.

Esses especialistas vivem imersos em logística, buscando atualizações constantes por meio de seminários, feiras e outros eventos. Por isso, eles conhecem tudo que há de mais novo em tecnologias e tendências da área.

Para entender melhor, basta comparar com a especialização da sua própria empresa. Se o seu negócio é voltado para o varejo e os seus colaboradores entendem tudo sobre o assunto, isso também acontece com a empresa de logística!

Dessa forma, não há mais motivos para preocupações com essa parte do negócio. A sua concentração pode estar totalmente voltada para a sua área de atuação e o crescimento do seu negócio.

Além disso, é possível alocar recursos e propor melhorias, ocupando os colaboradores com outras funções. Inclusive, dá para reduzir bastante o quadro de funcionários, contratando apenas o pessoal necessário para as funções produtivas.

2. Facilita o controle dos processos

Pense rapidamente em todos os processos produtivos da sua empresa, passando por diversos departamentos até chegar na parte de logística. Independentemente do tamanho da sua operação, é provável que esses processos envolvam muitas etapas, tempo e dinheiro.

Com a terceirização de logística, pode-se otimizar processos com um controle simplificado dessa atividade. Toda a responsabilidade de mapeamento, desenho de processos e a rotina da operação passa a ser da empresa terceirizada.

Assim, o papel do gestor da empresa contratante passa a ser apenas o de comparar os resultados e de analisar as vantagens das soluções. Mas o controle operacional e o desempenho seriam obrigações de outra empresa.

3. Utiliza equipamentos adequados

As empresas de logística se preocupam em oferecer um serviço de alta qualidade e isso só pode ser feito por meio de equipamentos específicos e bastante modernos. A operação depende de complexas tecnologias, com hardwares e softwares (inclusive na nuvem), aplicativos e dispositivos móveis que agregam mais eficiência.

Além disso, os próprios veículos são mais modernos e apropriados para o armazenamento e o transporte de mercadorias de acordo com as necessidades de cada cliente. Eles são submetidos a atualizações e manutenções constantes, o que garante mais segurança e agilidade na entrega.

4. Dispõe de ambiente apropriado

Não só os veículos e equipamentos, mas todo o ambiente em que são feitas as etapas, como embalagem e separação, é mais moderno e adequado a uma operação logística. Desse modo, as empresas especializadas em logística contam com um layout preparado para reduzir os movimentos e o tempo de espera, além de melhorar o aproveitamento de espaço nas cargas.

Alguns detalhes fazem a diferença no espaço de logística, como:

  • a capacidade de suportar o peso do piso;
  • sistemas de iluminação;
  • sistemas de detecção e combate a incêndios;
  • equipamentos e sistemas de segurança;
  • docas elevadas;
  • esteiras computadorizadas; entre outros.

5. Melhora a qualidade dos serviços

A partir do momento em que se tem profissionais altamente capacitados trabalhando em um ambiente com ferramentas apropriadas e com processos bem definidos, é claro que a qualidade do serviço como um todo aumenta.

Mas a qualidade de uma prestadora de serviço de logística vai muito além. Isso porque a logística não é uma atividade secundária dentro de sua atividade. Trata-se de todo o escopo de sua própria atuação, da qual depende a sua existência.

Assim, ela entra em um ciclo de desenvolvimento de estratégias para a melhoria dos serviços que são benéficos para o seu próprio crescimento. Além disso, também gera maior satisfação e fidelização das empresas atendidas.

6. Ajuda na redução de custos fixos

Por fim, a maior vantagem da terceirização de logística é a redução de custos. E o motivo é simples: a sua empresa só paga pelo que realmente utilizar. Dessa forma, o que era tido como custo fixo passa a ser variável, representando uma economia muito grande em pouco tempo.

Ao ter uma logística própria, é preciso montar uma operação complexa, com toda a estrutura necessária e os custos envolvidos, pagamento dos colaboradores e a gestão do setor. Ainda que os serviços não sejam utilizados, deve-se arcar com todas essas despesas, o que encarece bastante o produto final.

Essas são apenas algumas vantagens de se terceirizar a logística da empresa. Outros benefícios podem acontecer de acordo com o seu modelo de negócio e a sua área de atuação. De qualquer forma, essa pode ser uma boa maneira de melhorar os seus resultados e aumentar a satisfação dos seus clientes.

Como você observou, a terceirização de logística pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Para que isso de fato aconteça é necessário contar com empresas comprometidas, com credibilidade no mercado, com tecnologia e know-how e que possam contribuir efetivamente para o sucesso do seu negócio.

Também é importante destacar que a terceirização logística não exclui a necessidade de acompanhar os serviços prestados bem de perto, com o monitoramento dos resultados por meio de indicadores. A empresa contratada precisa oferecer os meios para que isso seja feito de forma adequada e que facilite a rotina do gestor responsável.

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