Saiba o que é gestão de processos organizacionais e seus objetivos

Saiba o que é gestão de processos organizacionais e seus objetivos

O conceito de gestão de processos organizacionais ainda gera algumas dúvidas em quem está envolvido no mundo do empreendedorismo. Esse termo nada mais é do que o gerenciamento de processos em uma empresa. Gerenciar, aqui, compreende o planejamento, o monitoramento, a avaliação e a revisão de todos os processos envolvidos na atividade da empresa.

Assim, é possível entender a importância que tal gestão tem para o sucesso do negócio. O empreendedor, por sua vez, precisa investir certa energia para compreender e aplicar esse conceito, otimizar sua administração e colher os frutos que tal prática pode proporcionar.

Se você tem um negócio próprio e está interessado em aprofundar os conhecimentos em gestão de processos organizacionais, acompanhe as vantagens que essa gestão oferece, além da metodologia que lhe ajudará na aplicação desse procedimento em sua empresa. Depois, é só usufruir de todos os benefícios. Vamos lá?

Vantagens

Organização de processos

Um gestor que visa a perpetuidade e o crescimento de sua empresa sabe da importância de mantê-la organizada e com processos bem alinhados. A partir da preocupação constante com essa organização, evita-se a bagunça financeira e suas consequências, que podem chegar ao extremo e levar ao encerramento das atividades.

No que diz respeito aos processos, eles permitem que as operações sejam padronizadas e estabelecidas de tal modo que busquem a melhor versão possível da rotina. Dessa forma, sua organização e seu controle também são cruciais para o sucesso do empreendimento.

A partir disso, a gestão dos processos permite justamente que a organização seja garantida, trazendo melhores resultados em todas as áreas de trabalho.

Aumento da produtividade

A gestão de processos organizacionais proporciona, ainda, otimização do tempo, flexibilização e melhores controles processuais, ou seja, todos fatores que contribuem para um aumento de produtividade.

O canal do Sebrae no Youtube exemplifica um caso em que a melhora do processo produtivo gerou economias e projeções de crescimento, além de esclarecer conceitos e pontos de atenção que devem ser tomados para garantir que sempre seja produzido mais com menos, mas sem perder a qualidade.

Em um ambiente em que o lucro é uma variável essencial para o sucesso, o aumento de produtividade é uma vantagem que expande a competitividade e traz resultados imediatos, somados ao aumento da receita.

Mapeamento de sucessos

Outra vantagem proporcionada por essa prática é o mapeamento de sucessos. Essa atividade permite identificar casos que estão dando certo e, a partir disso, replicá-los em outros processos com as devidas adequações.

Além disso, o mapeamento de sucessos poderá fornecer dados e índices que podem nortear as tomadas de decisão no futuro. A partir dos gráficos e das informações fornecidas, o gestor poderá determinar o que vale a pena ser considerado como um exemplo para as outras operações e o que deve ser descartado.

Maior satisfação dos stakeholders

Os stakeholders são o público estratégico da empresa, ou seja, clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros. Seu conceito é explicado no vídeo “O que são stakeholders?”, da plataforma EducaMind, que também trata de exemplificar o termo para melhorar a compreensão. A garantia de um bom relacionamento com esse público é altamente recomendada para quem deseja um negócio promissor.

Partindo de princípios da filosofia, sociologia, economia e até da biologia, o livro “Stakeholding – A próxima ciência dos negócios” também explica melhor as trocas que são base da relação comercial desde a era medieval e são tão importantes para a perpetuação do negócio.

Assim, uma boa execução dos processos faz com que o funcionamento das atividades seja otimizado. Como consequência, a satisfação dos stakeholders também aumenta e possibilita uma relação tanto interna quanto externa mais saudável. A partir disso, a indicação boca a boca pode ser um elemento substancial para a expansão das atividades.  

Metodologia

Projeção de processos

Entrando na parte da aplicação da gestão de processos organizacionais na empresa, primeiramente é preciso projetar os processos necessários para bom desempenho das atividades empresariais. Esse projeto parte de um estudo inicial do contexto em que a empresa está inserida e suas principais demandas.

Feito isso, os processos são desenhados e implementados na operação de modo a aumentar a produtividade e gerar melhores resultados.

Utilização de fluxogramas

A utilização de fluxogramas é outra prática usada na metodologia em questão. O fluxograma é uma ferramenta que possibilita a representação de um procedimento, problema ou sistema por meio de gráficos. Assim, é feito um mapeamento de todas as atividades, o que facilita sua gestão e seu controle.

Além disso, a detecção de falhas seguida por correções também faz com que essas resoluções sejam mais eficazes a partir do fluxograma, já que ele oferece justamente uma visão sistêmica de todo o processo de trabalho.

Avaliação de desempenho de processos

A avaliação de desempenho, como aponta a plataforma Gestão de Segurança Privada, objetiva analisar o andamento dos processos de acordo com o objetivo traçado inicialmente.  Assim, ações de prevenção ou de correção ao longo da trajetória podem evitar ocorrências inesperadas.

Essa avaliação é feita a partir de um conjunto de índices de desempenho definidos justamente para medir o nível de conclusão das metas. Os indicadores devem quantificar ou representar uma característica do processo, da organização, do produto ou do serviço.

Análise dos resultados e determinação do próximo passo

A gestão de processos presume uma posterior análise de resultados, para que sejam identificadas as melhorias efetivamente alcançadas e as oportunidades que ainda podem ser ajustadas.

A partir dessa análise, as decisões a respeito do processo produtivo, como contração de funcionários, aumento do volume produzido e expansão do negócio, são tomadas em uma base sólida que irá sustentá-las no futuro.

Gostou dos conhecimentos sobre a gestão de processos organizacionais? Existem informações relacionadas à administração e gestão de um empreendimento que são fundamentais para a formação de um bom gestor.

Ainda que você domine seu negócio e as atividades que ele envolve, oportunidades de crescimento são sempre bem vindas. É com o acesso a novas informações, estudo e dedicação que um bom profissional consegue alcançar seus objetivos.

Se você deseja justamente aprimorar o conhecimento e otimizar sua gestão estratégica e de funcionários, assine nossa newsletter! Você terá ao seu alcance um conteúdo relevante que vai te proporcionar maior instrução e compreensão dos termos que envolvem a manutenção de um negócio mais sustentável.

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