Sabia que a gestão de tempo nas empresas impacta mais do que na produtividade?

Sabia que a gestão de tempo nas empresas impacta mais do que na produtividade?

Provavelmente, você conhece alguém bem próximo que esteja frequentemente reclamando da falta de tempo. Talvez esse alguém seja até mesmo você. Definitivamente, o tempo tornou-se uma moeda muito valiosa em nosso dia a dia. Nas empresas, ele é um fator crucial para uma produtividade eficiente.

De forma que você otimize seu dia a dia no trabalho e os resultados na empresa, é essencial entender o conceito de gestão de tempo.

Em poucas palavras, trata-se do processo de planejar e organizar como o tempo deve ser dividido entre as diversas tarefas executadas no trabalho. A gestão do tempo refere-se à quantidade de tempo empregada para realizar uma determinada atividade.

Neste texto, vamos mostrar os benefícios da gestão de tempo nas empresas e depois iremos dar dicas de como você gere seu próprio tempo. Confira agora 4 benefícios da prática para as organizações e faça a diferença no seu mercado!

1. Qualidade de vida do trabalhador

Quando a gestão de processos está desorganizada, a tendência é que o tempo também esteja desordenado. Assim, é provável que o clima da empresa seja de estresse e desentendimento entre os colaboradores, o que é péssimo para a companhia como um todo. Em vez de existir um ambiente de apoio mútuo, a propensão é que as relações sejam ásperas e afetem todo o crescimento organizacional.

Para fugir dessa situação e caminhar para uma estratégia de sucesso, é essencial que haja um planejamento para cumprir os prazos sem gerar estresse no time. Caso o tempo seja curto para executar uma determinada tarefa, é preciso que o prazo seja negociado.

Claro que realizar uma gestão de tempo com foco na qualidade de vida do funcionário não é uma tarefa simples. É preciso disciplina e prática para que ela seja colocada em prática e, mais desafiador, mantida. Assim, quanto antes começar, mais rápido o colaborador vai adotar e se adaptar à nova rotina, o que vai melhorar sua vida profissional e até mesmo pessoal.

2. Mais produtividade

Existem vários fatores que podem explicar uma baixa produtividade por parte do profissional. No entanto, quando não existe nenhum tipo de planejamento, a tendência é que haja sempre muito descontrole e muitas distrações nas execuções das tarefas.

Podemos considerar pequenas distrações o fato de levantar para tomar um café ou dar uma simples checada nas mensagens do whatsapp ou no perfil do Facebook. Essa situação geralmente consome um tempo que pode ser crucial para os resultados do negócio.

Dessa forma, é fundamental manter o foco no trabalho, de maneira que a produção seja mais ágil e contínua. No entanto, não estamos falando de máquinas que trabalham oito horas ininterruptas. Pequenas pausas podem e devem ser programadas. Elas até ajudam em mais produção e mais vendas.

3. Fazer mais com menos

Quando souberem quanto tempo existe em suas mãos, os funcionários farão mais e com menos tempo. Dessa maneira, é importante verificar o prazo que cada colaborador tem para executar determinada tarefa. Antes de começar o trabalho, por exemplo, é essencial que o colaborador saiba exatamente o que ele precisa fazer. Com todas essas dicas em mãos, ele fará muito mais atividades e com menos tempo, sem perda da qualidade. Isso traz mais qualidade e mais resultados para o negócio como um todo.

4. Saber o que é mais importante

Quando as empresas trabalham com a gestão de tempo, elas conhecem exatamente os seus processos e, principalmente, seus objetivos. Assim, passam a priorizar as coisas realmente importantes. Em outras palavras, é crucial ter metas claras.

Dessa forma, a empresa ganha margem para lidar com os imprevistos de forma assertiva. Com menos erros e adversidades no caminho, os processos acontecem de forma muito ágil e os bons resultados aparecem. Caso haja dúvidas de como proceder, uma boa ideia é contar com uma consultoria especializada.

Autogestão do tempo

Agora, veja como você pode gerir seu tempo nas empresas da melhor forma possível.

1. Planeje sua semana

Quando você sabe o que precisa fazer, fica muito fácil ter clareza do que e como fará as atividades do seu dia a dia. Por isso, de forma que você esteja no controle do tempo, faça um planejamento de sua semana.

Com isso, você se torna muito mais produtivo e assertivo em todas suas tarefas. Além disso, com essa tática você abre espaço para coisas mais estratégicas, como investir em projetos de longo prazo.

Mesmo que a pessoa seja um colaborador, é interessante que desenvolva habilidades empreendedoras, como a autogestão de tempo.

2. Crie uma lista de tarefas

Esta dica está bem alinhada com o item acima. Uma vez que você cria uma lista de tarefas, permite hierarquizá-las e administrá-las da melhor forma possível.

Algumas pessoas gostam de começar o dia pelas atividades mais difíceis. Outras pessoas preferem apostar nas tarefas fáceis em primeiro lugar. Não existe uma resposta certa para isso. Faça experiências e encontre o modelo em que você se sente mais à vontade para produzir em alto nível.

3. Fuja das distrações

Na era de redes sociais como Facebook e Whatsapp, fica complicado se concentrar em uma determinada tarefa por muito tempo. Essas ferramentas, definitivamente, tornaram-se grandes ladrões de tempo. Por isso, por mais importante que seja checar uma notificação na mídia social, tenha cuidado.

Uma dica interessante é bloquear essas redes nos momentos de maior concentração. Uma outra ideia é colocar o celular em modo avião. Assim, você estará totalmente offline e evita interrupções a todo o instante.

4. Aprenda a dizer não

Se você diz sim para tudo, pode ser que esteja totalmente sobrecarregado e sempre sem tempo para fazer as coisas que verdadeiramente importam. Dizer não para os outros é dizer sim para você. Claro que isso exige tato e bom senso. Afinal, em uma missão de trabalho urgente, por exemplo, não será possível dizer não.

No entanto, certamente é possível dizer não para um monte de coisas e pessoas que só estão atrapalhando sua produtividade e ajudando a aumentar o seu estresse.

E você, sabe como fazer uma boa gestão de tempo nas empresas? Se sim, tem enfrentado muitas dificuldades nesse processo ou as coisas estão caminhando bem? Para que você continue esse debate com sua família, seus amigos e colegas, sugerimos que compartilhe este texto nas suas redes sociais. Mas faça isso na hora do seu intervalo, sem prejudicar a gestão de tempo, tudo bem?

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