Qual a utilidade de uma consultoria especializada na empresa?

Qual a utilidade de uma consultoria especializada na empresa?

Muitos gestores têm uma visão equivocada sobre os benefícios da consultoria especializada para empresas. Isso acontece porque geralmente eles não entendem ao certo o que um consultor pode oferecer.

Vale a pena contratar uma empresa especialista em serviços de consultoria? Não seria melhor aplicar o dinheiro em capacitação interna? E o que exatamente um consultor pode fazer por uma empresa? Se essas dúvidas permeiam seus pensamentos, este post definitivamente foi feito para você.

Nos próximos parágrafos veremos não apenas o que faz um consultor, mas quais são as particularidades, vantagens e desvantagens dessa modalidade de “aconselhamento” profissional. Prepare uma xícara de café, se desligue do mundo e embarque nessa viagem rumo ao conhecimento!

O que é consultoria especializada?

Imagine que sua empresa está passando por uma má fase e os gestores não conseguem identificar o problema, muito menos encontrar as soluções necessárias. Isso pode acontecer por motivos como a falta de experiência nesse tipo de situação ou dificuldade de encontrar erros por estar dentro dos processos.

Para resolver esse problema, a empresa decide então contratar um serviço de consultoria especializada. Mas como funciona exatamente?

O consultor atuará de forma semelhante ao conselheiro. As empresas que oferecem serviços de consultoria contam com profissionais com ampla experiência comercial e costumam ser especialistas em identificar problemas e oferecer soluções para eles.

Além disso os consultores podem auxiliar em uma reestruturação organizacional utilizando a análise de dados relacionados à situação corporativa da empresa em questão. Conforme veremos no próximo tópico, os consultores podem atuar de duas formas.

Quais as diferenças entre consultoria externa e interna?

O consultor interno é geralmente um colaborador, com vínculos empregatícios atrelados à empresa. Por estar ligado às rotinas diárias, consegue identificar com mais facilidade os atalhos organizacionais e possui mais acesso às lideranças da empresa. Também consegue transitar com facilidade entre os departamentos, já que todos o enxergam como peça fundamental nas decisões empresariais.

A desvantagem dessa modalidade de consultor é que, por estar ligado a uma única empresa, seus conhecimentos práticos podem ser limitados, ou seja, ele não tem oportunidade de testar metodologias em diferentes ambientes, e isso pode causar uma certa limitação nas opções de planejamento estratégico.

Além disso, acaba automaticamente subordinado (e, em alguns casos, influenciado) por pessoas do alto escalão, o que pode afetar a qualidade de entrega de seus resultados.

Já o consultor externo é totalmente o oposto. Sua ampla experiência foi moldada com os anos de atuação no mercado, solucionando diversos problemas em muitas empresas. Ele geralmente é um profissional autônomo ou pertence a uma empresa de consultoria terceirizada.

Por não estar intimamente conectado às rotinas da organização, precisa de tempo para entender como tudo funciona, quem são os fornecedores e clientes e, mesmo assim, em alguns casos, encontra barreiras para conquistar a confiança das equipes internas.

Sua vantagem em relação ao consultor interno é que, por não ter vínculo com a empresa, pode oferecer opiniões mais imparciais e independentes, sem precisar da “aprovação” da diretoria, por exemplo.

Por fim, uma consultoria especializada pode ser dividida em três modelos:

  • operacional: que atua no trabalho diretamente, a fim de fazer a empresa agregar valores de maneira mais ágil e eficiente;
  • estratégica: indicando quais caminhos a empresa devem percorrer;
  • dinâmica: uma mescla das opções anteriores, onde o consultor cria os dois modelos de transformação.

Quais vantagens o consultor oferece à corporação?

Como dito anteriormente, um consultor pode enxergar de fora o que as pessoas que estão dentro não conseguem ver. Com o olhar distinto dos demais, pode oferecer soluções novas e análises mais frias e objetivas em relação aos problemas encontrados.

Além disso, consultores estão dedicados exclusivamente à detecção de problemas e elaboração de estratégias para solucionar os erros encontrados. Suas metas estão intimamente ligadas a esses resultados, enquanto que o time interno precisa se dividir entre os negócios da empresa e as soluções.

Os consultores geralmente são capazes de elencar planos de ação que possuem começo, meio e fim, indicando as metas que serão atingidas e em quanto tempo os resultados aparecerão. Isso porque esse tipo de problema provavelmente já foi solucionado em outras ocasiões pelo consultor.

É como se sua empresa fosse um grupo de visitantes, o problema fosse uma trilha e o consultor fosse o guia. Sua empresa é só mais uma entre as muitas que ele já guiou rumo ao sucesso. Além dos já citados, outros benefícios significativos que um serviço de consultoria pode oferecer são:

  • soluções inovadoras;
  • economia de tempo na resolução de algo que o consultor já conhece;
  • foco 100% voltado aos resultados;
  • vantagens competitivas, visto que o consultor (com uma visão mais abrangente) pode te ajudar a se destacar do concorrente.

Consultores atuam somente em situação de emergência?

Se você chegou até aqui, deve estar imaginando que o consultor funciona como última instância em um caos que a empresa não conseguiu gerenciar. Talvez você não esteja errado, mas vale lembrar que o consultor também pode atuar em medidas preventivas, cuidando de problemas antes que estes sequer apareçam.

Uma empresa pode obter bons resultados e contratar um consultor para otimizar ainda mais os processos, a fim de crescer ou expandir com mais agilidade sem perder a estrutura já alcançada. Ou então, contratar uma consultoria financeira especializada para avaliar se um novo investimento é viável ou se talvez seja melhor esperar por outras condições de mercado.

Percebe como nem sempre as medidas precisam ser tomadas em caráter de urgência? Aliás, empresas que contratam serviços de consultoria sem estar passando por algum problema urgente, o fazem por possuir maturidade profissional.

Seja interna ou externa, poder contar com os serviços de consultoria especializada é garantir que os melhores caminhos estão sendo buscados para o atingimento de metas e objetivos. Além disso, há também a oportunidade de aprender e evoluir com os ensinamentos trazidos pelo serviço de consultoria, ganhando não apenas as soluções, mas a experiência de caso.

Se você deseja conhecer outras informações relacionadas aos benefícios da consultoria especializada, não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão tudo o que publicarmos por aqui.

Sem comentários

Cancelar