Método PDCA: entenda o que é e quais são as vantagens para seu negócio

Método PDCA: entenda o que é e quais são as vantagens para seu negócio

A alta competitividade do mercado e a instabilidade econômica do país fazem com que as empresas busquem cada vez mais alternativas para se destacar no segmento em que atuam, aumentando a produtividade e reduzindo os custos. O método PDCA surge dentro desse cenário, assumindo um posto de apoio à administração.

Organizações que desejam prevenir perdas e otimizar os ganhos necessitam de um bom planejamento para atingir seus objetivos, no qual o gerenciamento de recursos é fundamental para uma gestão de qualidade.

No artigo de hoje, você vai saber um pouco mais sobre o conceito PDCA, como funciona e quais suas vantagens. Acompanhe!

O que é método PDCA?

O método PDCA é um sistema criado para que as empresas possam melhorar seu desempenho de maneira contínua, controlando seus processos produtivos, recursos e as atividades interna e externa de forma eficaz.

O termo corresponde às etapas de planejar, fazer, checar e agir, originadas das palavras em inglês Plan, Do, Check e Act, em que:

  • Plan, diz respeito ao planejamento;
  • Do, trata da execução;
  • Check, do ato de checar;
  • Act, agir na correção de falhas.

A aplicação do processo é muito simples e permite a padronização na execução das atividades, quando elas forem bem-sucedidas. Assim, a empresa aumenta sua produtividade, diminui os custos e se destaca no mercado.

Como ele funciona?

A metodologia funciona ciclicamente, da seguinte forma:

Plan

A primeira etapa, de planejamento, consiste em analisar os problemas a serem resolvidos. Aqui, deve ser realizado um mapeamento de informações, identificando possíveis erros e falhas e fazendo uma análise do cenário como um todo antes da execução de um novo projeto.

O mesmo ciclo deve ser realizado quando é identificada uma falha já presente no processo.

Do

Com base nas variáveis e suas consequências, levantadas por meio do planejamento, chega a hora de executar o projeto. A etapa do fazer ocorre de maneira rigorosa, dentro do planejado e é dividida em três fases:

  1. treinamento dos colaboradores envolvidos no esquema de concepção do projeto;
  2. realização dessa proposta;
  3. coleta de dados para avaliar e auxiliar a retomada do ciclo PDCA.

Aqui, tudo é feito de forma lúcida. Não há ações realizadas impulsiva ou aleatoriamente: qualquer atitude a ser tomada deve estar dentro do planejamento.

Check

Mesmo um planejamento rigoroso não garante uma ação bem-sucedida e, por isso, checar sua execução é fundamental. Avaliar, comparar e identificar as diferenças entre a fase plan e do são pontos imprescindíveis para checar se a ação é válida.

Act

Depois de planejar, executar e checar, chega a hora de agir para corrigir as falhas e divergências reveladas na etapa anterior. Se o processo foi um sucesso, ele se transforma em um procedimento padrão dentro da empresa estabelecendo, assim, a ciclicidade do método PDCA.

Quais as vantagens da implementação?

O método PDCA é um procedimento simples e que pode ser aplicado a todos os esquemas existentes dentro de uma empresa e possui uma série de vantagens. Conheça alguns benefícios de implementar esse método nos processos internos da organização:

Otimizar as análises de processos produtivos

O método PDCA evita erros na análise dos processos produtivos ao padronizar as referências do controle de qualidade.

Gerar maior confiabilidade na execução das atividades

Cada ciclo concluído dá início a outro, até que seja definido um padrão mínimo de qualidade para que os colaboradores executem suas tarefas com a segurança de que, muito provavelmente, vão atender às expectativas dos clientes.

Consequentemente, as negociações são feitas de maneira mais suave, sem pressão, impactando diretamente a eficácia.

Facilitar o planejamento

A ciclicidade do método e a padronização dos processos torna o planejamento de qualquer atividade mais ágil.

Abrir uma vantagem sobre a concorrência

As estratégias elaboradas para a solução de problemas e o ciclo de melhorias contribuem para que a empresa consiga inovar em seus produtos e serviços, saindo à frente dos concorrentes.

Aumentar a produtividade

A possibilidade de detectar problemas relativos à produtividade direciona melhor os recursos, trazendo eficiência e agilidade para a execução das tarefas.

Como implementá-lo?

Para executar o método PDCA, é importante respeitar os objetivos de cada etapa. Embora sua realização seja simples, não deixe de avisar todos os funcionários sobre a metodologia que será aplicada e forneça os treinamentos adequados para que eles entendam seu funcionamento e possam colaborar em todas as fases.

O grupo de normas técnicas ISO 9001:2015 recomenda a aplicação do método PDCA como modelo de gestão de qualidade para um negócio.

Quando se trata do planejamento, a empresa pode optar por um brainstorming, analisando os problemas da organização, identificando o histórico e a frequência de cada um e refletindo sobre as possíveis causas e consequências.

A partir daí, todas as ações executadas devem estar obrigatoriamente dentro do que foi planejado. Deve-se verificar constantemente o andamento do processo e interferir sempre que necessário.

Ao ser identificado qualquer erro durante a execução ou na mensuração dos resultados finais, a empresa tem que voltar imediatamente à primeira etapa, para que consiga identificar em que ponto está errando.

Padronização

Quando a repercussão for positiva, acontece então a padronização daquele procedimento. A partir daí, a tendência é que as atividades sejam executadas com agilidade e economia de recursos.

Ressaltamos ainda que, como todo ciclo, o processo deve ser reiniciado assim que termina. Os conhecimentos adquiridos são cumulativos, portanto, o PDCA pode ser feito e refeito quantas vezes for necessário.

Vale lembrar que a metodologia pode ser aplicada na empresa como um todo, em alguns departamentos ou em projetos específicos. Assim, a empresa pode ir testando a sua prática até se familiarizar com o esquema e tornar sua aplicação cada vez mais eficiente.

Cuidados na implementação

Como qualquer metodologia aplicada, o método PDCA exige alguns cuidados. Depois que os problemas forem identificados, é imprescindível fazer uma triagem da relevância e dos riscos para o negócio, estabelecendo prioridades e identificando o que precisa ser solucionado com urgência.

Cumprir religiosamente todas as fases do processo também é fundamental para manter a eficácia. O método PDCA contribui para o aprimoramento dos processos do seu negócio. Inicie hoje mesmo sua implementação, elimine os desperdícios e veja seus resultados decolarem!

Ficou com alguma dúvida ou quer relatar alguma experiência com o método PDCA? Deixe seu comentário em nosso post, teremos prazer em ouvi-lo!

Sem comentários

Cancelar