Franquias e negócios: quais são os principais desafios do franqueado?

Franquias e negócios: quais são os principais desafios do franqueado?

Ingressar no ramo de negócios a partir das denominadas franquias pode facilitar bastante a vida do empreendedor, considerando que o padrão do serviço a ser oferecido já é previamente estabelecido nesse sistema.

No entanto, conceituar tal tarefa como simples é um exagero, já que existe, ainda assim, a necessidade de realização de uma gestão do negócio — incluindo a gestão de pessoas, financeira e de estoque —, do despendimento de uma quantia de dinheiro relativamente alta e da execução de um serviço que atenda o parâmetro de qualidade instituído.

Se você pensa em se aventurar no mundo de franquias e negócios, continue a leitura, descubra quais são os principais desafios do franqueado e evite ciladas!

O funcionamento do sistema de franquias e negócios

Franquias são empresas cujo o proprietário, chamado de franqueador, permite a outros empresários, que atendem pelo nome de franqueados, a utilização de sua marca para o desenvolvimento de uma atividade específica.

Tal atividade pode estar relacionada ao ramo alimentício, como as redes de lanchonetes fast-food existentes pelo mundo afora; ao ramo de cosméticos, como as lojas que vendem maquiagem; ao ramo de moda e vestuário, incluindo como exemplos as grandes lojas de departamento; dentre outros setores.

Ressalta-se que a concessão do nome de determinada marca é feita mediante a assinatura de um contrato entre as partes, em que ambos possuem direitos e deveres, sendo que ao franqueador cabe o oferecimento de diretrizes e suporte ao franqueado, principalmente no início de um novo estabelecimento.

Já ao franqueado, é imprescindível que este respeite o padrão de serviço da atividade escolhida, incluindo a padronização estética das lojas e a maneira de publicidade, além do pagamento de algumas taxas ao franqueador, pela utilização do nome da marca, ou, também, o pagamento de certo percentual sobre o lucro obtido.

As vantagens de ser um franqueado

A grande quantidade de franquias existentes não apenas no Brasil, mas no mundo todo, demonstra que esse negócio pode produzir frutos bastante produtivos. Por isso, confira a seguir 5 vantagens de ser um franqueado.

O suporte do franqueador

Investir em um negócio cuja formatação já esteja estabelecida é muito menos complicado do que planejar uma proposta de atividade a ser desenvolvida e as maneiras para tal desdobramento.

Por isso, o suporte do franqueador no início de um empreendimento, bem como o oferecimento de diretrizes a serem seguidas, facilita o surgimento de um negócio na prática.

O conhecimento do público

Nessa mesma esteira, ingressar no mundo do empreendedorismo com um estabelecimento de renome, que já possua aceitação do público, facilita na captação de uma rede forte de clientes.

Ainda, a maneira de atuação no quesito de publicidade e propaganda também é oferecida pelo franqueador, auxiliando na atração de consumidores e na fidelização destes.

A possibilidade de retorno financeiro de forma mais célere

Como efeito em cascata, o retorno financeiro acaba acontecendo de forma mais rápida, principalmente pela facilidade na hora de identificar a clientela e captar os consumidores.

Além disso, como o produto já foi testado anteriormente, os seus pontos fortes já são de conhecimento do franqueador e, consequentemente, passados ao franqueado, auxiliando nas vendas e na obtenção de lucro de maneira mais rápida.

A facilidade na realização de negócios com fornecedores

A tratativa com fornecedores também acaba sendo menos complicada, justamente porque o franqueador acaba criando uma rede de fornecedores com quem realiza negócios com frequência, com condições bem mais favoráveis, e porque tal rede será informada ao franqueado.

Dessa maneira, o empreendedor passa a ter mais alternativas na hora de solicitar produtos ou serviços, efetivando ainda mais a chance de gerar menos gasto e obter mais lucro.

O provimento de mais segurança

Como a quinta vantagem apresentada neste artigo, o modelo de negócio estabelecido em franquia acaba se tornando mais seguro. Isso porque o serviço produzido em franquia já foi testado anteriormente, já possui parâmetros de qualidade e conhece o seu público-alvo.

Ressalta-se que, ainda assim, existem riscos inerentes ao investimento em um negócio: no caso de uma franquia, eles apenas são minimizados a partir da própria estrutura do sistema.

Os principais desafios

Depois de citadas as vantagens do investimento em uma franquia, é importante também mencionar os seus principais desafios, certo? Por isso, descubra os 3 principais desafios em ser um franqueado.

A realização da gestão financeira

A gestão financeira do empreendimento nada mais é do que a realização de um planejamento do dinheiro a ser investido no negócio. Em outras palavras: ela é primordial para a efetivação do sonho de gerir uma franquia.

Desse modo, o empreendedor deve colocar tudo na ponta do lápis e organizar as suas finanças, justamente com o fim de não correr perigo de ver o seu investimento frustrado — e isso não é uma tarefa simples! Em alguns casos, vale contar com uma assessoria competente para auxiliar na organização da gestão financeira.

O cuidado com a equipe de funcionários

A contratação de funcionários e a formação de uma equipe é uma tarefa trabalhosa, principalmente tratando-se de franquia de porte grande. Contudo, o cuidado com o time de colaboradores é função necessária para todo e qualquer negócio.

Assim, fazer uma seleção minuciosa de quem vai trabalhar no estabelecimento é item de extrema necessidade, seguido da capacitação profissional que deve ser oferecida por meio de treinamentos.

O acúmulo de tarefas

Por fim, o acúmulo de tarefas — que vai desde a realização do planejamento do negócio até a sua verificação na prática, observando o cotidiano da franquia — pode causar bastante estresse aos franqueados.

Um bom plano de gestão de negócios deve ser traçado e colocado em prática de maneira rigorosa. O franqueado, ainda pode (e deve!) contar com o auxílio do franqueador sempre que necessitar de um suporte e deve buscar maneiras de implementar o seu negócio, de acordo com os padrões previamente estabelecidos.

Assim, conhecendo como funciona o sistema de franquias e negócios, os seus desafios passam a ser mais facilmente contornados. Se você gostou da ideia, busque o setor de franquia mais adequado ao seu perfil, trace o seu plano de atuação e boa sorte!

As informações foram úteis? Então leia também o nosso artigo sobre a atuação da consultoria de franquias como alavanca de seu negócio e saia na frente da concorrência!

Sem comentários

Cancelar