Conheça 8 cursos para varejistas e aprimore suas habilidades

Conheça 8 cursos para varejistas e aprimore suas habilidades

A internet é um universo cheio de possibilidades e oportunidades. Uma das maravilhas da rede de computadores é poder estudar remotamente, na hora que você achar melhor. Portanto, falta de tempo e de dinheiro não é mais desculpa para deixar de adquirir conhecimento.

Na web, é possível encontrar uma infinidade de cursos para varejistas, essenciais para o bom desempenho das funções no setor. O YouTube representou uma grande revolução, na qual o usuário é quem escolhe quando consumir conteúdo, ou seja, é ele quem determina o que e quando estudar.

Essa mudança no comportamento influencia cada vez mais os rumos da educação no Brasil e no mundo. Como resultado, existe uma grande contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, inclusive para os empresários, que além de investir em cursos que possibilitam adquirir os conhecimentos necessários para administrar melhor seu negócio, contam com a tecnologia para capacitar também seus funcionários.

Pensando nisso, neste post, listamos 8 plataformas que oferecem capacitação online. Continue a leitura e bons estudos!

Quais são os principais cursos para varejistas?

1. Sebrae

O Sebrae é uma instituição bastante conhecida no mundo empresarial por assessorar micro, pequenos e médios empreendedores, oferecendo, inclusive, capacitação em diversos segmentos.

Por meio do Programa Varejo Fácil, é possível ter acesso a 6 cursos sobre aspectos indispensáveis para a sobrevivência do negócio, como atendimento ao cliente, técnicas de vendas, formação de preço de vendas e gestão de pessoas, além de outros mais específicos, como gestão do visual da loja. A carga horária é de 15 horas para cada curso e a formação é gratuita.

2. Veduca

O Veduca oferece cursos gratuitos de liderança, de gestão de pessoas e de gestão da inovação, entre outros. Para ter acesso, basta fazer um cadastro. A plataforma também dispõe de soluções exclusivas para empresas, com conteúdos licenciados por 12 meses, enviados por meio de nuvem ou HD físico. Os alunos recebem conteúdos em vídeo MP4, materiais estáticos em PDF, áudios em MP3 e quizzes em Excel, além de certificação.

3. Fundação Bradesco

O portal da escola virtual da Fundação Bradesco oferece mais de 80 cursos distribuídos entre as áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Informática e Educação e Pedagogia.

No campo Desenvolvimento Profissional, por exemplo, há cursos de organização pessoal e de comunicação empresarial. Quem está em busca de conhecimento na área de contabilidade e finanças tem, à disposição, as alternativas Análise de balanços, Contabilidade empresarial e Matemática financeira com o uso da HP-12C. Também há aulas de Administração, com opções como Introdução à Administração e Estratégia de negócios, entre muitas outras.

4. FGV

A Fundação Getúlio Vargas é outra instituição renomada que oferece cursos de grande valia para o mundo dos negócios. A instituição é membro do Open Education Consortium (OEC) — consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferece materiais didáticos sem custo pela internet.

Entre os 60 cursos ofertados, estão Conceitos e fundamentos do Marketing Digital, Conceitos e princípios fundamentais do Direito Tributário, Cálculo financeiro básico para administração e Produto e marca. Quatro opções encontradas no site entre outras muito úteis para o varejo.

5. EAD Senai e Sesi

Fundamentos de logística, Comunicação no foco organizacional, Empreendedorismo e propriedade intelectual e Qualidade no atendimento e postura profissional são algumas alternativas de cursos oferecidos pelo Sistema S. Para assistir às aulas, só precisa fazer o cadastro na plataforma.

6. INEAD

O Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD) oferece para o setor varejista os cursos Administração de vendas, Comércio exterior, Gestão de visual de loja, Administração de recursos patrimoniais e materiais e Distribuição e logística.

7. Coursera

O site Coursera tem parceria com instituições internacionais como Universidade de Michigan, Stanford, Yale e Universidade da Califórnia. Entre as opções, há o curso Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais, oferecido pela Universidade de Michigan. O Coursera cobra uma taxa de 49 dólares mensais para ter acesso ilimitado ao conteúdo disponível no site, mas é possível fazer um teste gratuito por 7 dias.

8. Academia do Varejo

A escola virtual da Gazin Atacado disponibiliza uma série de treinamentos voltados para pequenos e médios varejistas. Os alunos têm acesso gratuito a cursos de gestão de estoque, de merchandising, de dicas de vendas, de negociação e marketing, entre outras alternativas. Além disso, eles contam com exercícios e leituras complementares, além de “pílulas” de informações rápidas e diárias com dicas de negócios para sua empresa.

Quais benefícios a capacitação profissional oferece?

Há muitos anos, Lulu Santos já cantava:

“Tudo o que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo…”

Logo, não é novidade para ninguém que, em um mundo em constantes transformações, é preciso correr para continuar evoluindo. Então, falar da importância da capacitação profissional para os negócios é chover no molhado. Seja para o dono da empresa ou para o funcionário da companhia, é indiscutível a importância da educação continuada.

Novas ideias, conceitos inovadores e práticas diferentes surgem a cada minuto. Itens que no passado representavam a última inovação, tornam-se obsoletos na velocidade da luz. Para lidar com tantas mudanças, é preciso estar atento às tendências não apenas da sua área de atuação, mas também de diversos outros setores.

Sabendo disso, existem 3 comportamentos que contribuem para a conquista de melhores resultados e garantem a determinação necessária para adquirir o verdadeiro conhecimento. A seguir, veja quais são!

Aprender a aprender

Por meio do growth mindset — conceito que define a mentalidade de crescimento —, nós mesmos podemos controlar e desenvolver a nossa inteligência. Ter uma mentalidade de crescimento significa entender que você pode desenvolver e aumentar sua inteligência e suas habilidades, e não ter medo de desafios.

Quem possui a mentalidade de crescimento sabe que a melhor maneira de aprender é se esforçando, portanto está disposto a cometer erros no processo. Postura bem diferente da apresentada por pessoas de mentalidade fixa, cujo objetivo é mostrar um desempenho perfeito. Por conta disso, elas preferem realizar apenas atividades que sabem que podem conseguir para, assim, se acharem inteligentes.

Humildade

A famosa frase do filósofo Sócrates “Só sei que nada sei” pode servir como estímulo na busca por novos conhecimentos. Afinal, este é o único bem que, uma vez adquirido, ninguém é capaz de tirar de você. Então, seja humilde e curioso. Não poupe energias para saber mais sobre tudo e sobre todos. Uma coisa é certa: quando você menos esperar, aquele saber pode lhe ser útil.

Disciplina

Esta é uma condição essencial para conseguir avançar e atingir seus objetivos. Sem disciplina você não consegue concluir os cursos, pois no universo online é muito fácil perder o foco e permitir que outros assuntos dispersem sua atenção.

Assim sendo, estipule um período para se dedicar à sua evolução intelectual e esqueça o maior vilão da falta de concentração: as redes sociais. Pode ter certeza de que você não vai perder muita coisa ao deixar de olhar a timeline do Facebook por uma hora no dia. Pelo contrário, o ganho vai ser imensurável.

Neste conteúdo, você viu que a internet é uma excelente aliada para adquirir conhecimento. Então, agora que sabe onde encontrar cursos para varejistas, compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais para que eles também possam aprimorar os conhecimentos deles!

Sem comentários

Cancelar