Como a consultoria em franquias pode alavancar seu negócio?

Como a consultoria em franquias pode alavancar seu negócio?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2017, o mercado de franquias no Brasil movimentou mais de 163 bilhões de reais, distribuídos entre mais de 146 mil unidades de negócio. Os números surpreendentes se dão graças à inovação constante do mercado, o que é conquistado, muitas vezes, com a ajuda da consultoria em franquias.

Contratá-la tem sido uma opção cada vez mais requisitada, visto que ela é capaz de oferecer uma visão estratégica do mundo empreendedor e pode ajudar o negócio a se desenvolver de maneira sustentável. Quer saber mais motivos pelos quais esse serviço pode alavancar o seu empreendimento? Continue a leitura!

O que faz a consultoria em franquias?

A consultoria em franquias é uma empresa terceirizada que tem como principal atividade realizar um diagnóstico de como a franquia está, a fim de propor mudanças estratégicas, táticas e operacionais ao negócio.

Seu grande objetivo é promover o crescimento sustentável do empreendimento. Isso é possível devido ao fato de que ela possui experiência e conhecimento que muitas vezes os franqueados e até mesmo os franqueadores não possuem.

Assim sendo, ela se torna responsável por qualificar gestores e colaboradores, mostrando a eles qual caminho deve ser seguido para que a empresa se fortaleça no mercado.

Por que é importante a contratação desse tipo de serviço?

Entre os principais serviços oferecidos pela consultoria em franquias estão estruturação, gestão (contábil, fiscal, processos, pessoas etc.) e expansão do negócio. Seu trabalho é de suma importância para a formatação adequada da franquia, na medida em que ela analisa o segmento no qual o empreendimento está inserido, sua viabilidade e como ele poderá se posicionar de maneira estratégica no mercado de franchising.

Isso quer dizer que a consultoria em franquias será um apoio a todos os processos que o negócio tem necessidade. Além disso, fará uma análise mais profunda e um trabalho que visa a melhorias e ajustes pontuais e estratégicos, ou seja, a empresa saberá exatamente como agir.

Quais os benefícios de contratar a consultoria em franquias?

No tópico sobre a importância da consultoria em franquias já é possível ter um panorama do quão essencial é o trabalho desenvolvido por ela. Isso leva aos benefícios que os empreendedores terão ao contratá-la. A seguir, pontuamos alguns dos principais!

Maior facilidade na implementação de inovações

Segundo a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, realizada pela ABF e pela Confederação Nacional de Serviços (CNS), mesmo em meio à crise econômica as franquias do país mostram-se propensas a investir em seus negócios. Nesse contexto, a adoção de técnicas de gestão e de organização do trabalho está no topo das prioridades.

De fato, ao contratar uma consultoria em franquias, as empresas têm maior facilidade em implementar a inovação, que é essencial para seu crescimento no mercado. Aspectos como marketing, produtos e serviços são os que mais recebem inovações e tendem a conquistar mais e melhores clientes.

Olhar imparcial sobre os prós e os contras da franquia

Cada indivíduo é carregado de crenças e habilidades. Ao transpor essa realidade para o mundo empresarial, podemos constatar que cada empresário tem suas convicções sobre como gerir seu negócio. No entanto, nem sempre o que a pessoa acredita ser o correto funciona. Além disso, muitas vezes, ela não consegue enxergar onde está o erro.

Nesse momento, os consultores especializados são bastante significativos, pois têm um olhar imparcial e podem ajudar (e muito) o franqueado a entender melhor seu próprio negócio. Afinal, eles possuem conhecimento analítico sobre os prós e os contras de uma franquia.

Por exemplo, eles sabem que as franquias têm regras específicas que os empresários podem insistir em não seguir. O consultor poderá explicar melhor como agir, evitando problemas com o franqueador. Outro ponto relevante é que eles sabem que a franquia já possui um modelo de negócio testado.

Não raramente, o empresário quer mudar algumas práticas, pois não concorda com alguns aspectos. Nesse caso, a consultoria tem capacidade para mostrar como as coisas funcionam e como o franqueado deve agir para poder também imprimir a sua identidade no empreendimento.

Foco em resultados

Quando se fala da abertura ou da continuidade de um negócio, uma das coisas mais importantes é o foco em resultados. O consultor ajudará o empresário não só a identificar quais são os objetivos e as metas em curto, médio e longo prazos, mas também a focar em resultados, sem que para isso ele precise deixar de lado as atividades-chave da empresa.

Sem a consultoria, o empresário teria que mobilizar sua equipe para atingir objetivos. O problema é que as chances de ela se perder devido às outras funções que acumula são enormes. Assim sendo, com a terceirização do serviço, é possível manter um desenvolvimento com qualidade, um trabalho com objetivos específicos e uma otimização dos esforços que levam ao alcance do sucesso.

Amplo conhecimento de mercado

Por mais que o empresário conheça bem o seu segmento de mercado, provavelmente ele não domina todas as áreas que a gestão administrativa compreende, na medida em que os setores são bastante distintos, como gestão de pessoas, marketing, produção, contabilidade etc.

A partir do momento em que contrata uma consultoria de qualidade, ele faz com que o negócio se desenvolva em todos os sentidos. Isso porque o serviço conta com profissionais especializados nas diferentes áreas devido a experiências com outros trabalhos e a uma visão amplificada, o que confere maior agilidade no desenvolvimento da estratégia para que a franquia avance.

Suporte na tomada de decisões

O processo de tomada de decisões deve ser bem pensado, afinal, qualquer passo em falso pode gerar problemas à continuidade do negócio. Ter informações detalhadas nem sempre é o suficiente para embasar as decisões. Às vezes, a visão externa é de suma pertinência.

A consultoria em franquias pode ser crucial, pois focará também no ambiente externo que ronda o empreendimento, fazendo com que a decisão possa ser tomada com maior eficácia. Ela tem base para ajudar os gestores não só estrategicamente, como também tática e operacionalmente.

Atualização da franquia

Cada vez mais, os consumidores, o mercado e as tecnologias mudam em ritmo acelerado. As franquias que não acompanham essas transformações acabam ficando obsoletas e sendo substituídas por aquelas que implementam mudanças inovadoras.

Para que isso não aconteça com o seu empreendimento, a consultoria é um serviço indispensável. Por estar constantemente ligada às últimas novidades do mercado, ela sabe como implementá-las no negócio do cliente que a contratou, ajudando-o a manter e conquistar novos públicos.

Como foi possível ver, existem muitos bons motivos para contratar uma consultoria em franquias. Um dos maiores benefícios é o suporte para que o negócio cresça de maneira sustentável e em um menor espaço de tempo. Além disso, ela será responsável por ajudar o empreendimento a se destacar em meio aos concorrentes.

Viu que o seu empreendimento precisa de uma consultoria? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

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