Aprenda como melhorar os processos de tomada de decisão

Aprenda como melhorar os processos de tomada de decisão

De fato, fazer escolhas baseadas no “achismo” pode comprometer toda a estratégia de um empreendimento. Por esse motivo, as decisões estratégicas precisam ser colocadas em prática após um conjunto de análises do ambiente interno e externo. Mas, afinal, quais são os melhores recursos para essa tomada de decisão?

Planejar, acompanhar, e avaliar as ações e processos do negócio são algumas das técnicas que contribuem, de forma definitiva, para que um empresário (ou gestor) faça as melhores escolhas para a sua empresa. Logo, é preciso definir uma rotina que fomente a geração e o compartilhamento de dados — quanto mais ágil for essa ação, mais eficiência se ganha.

Além disso, definir ações com base em informações obsoletas é tão perigoso quanto o “achismo”. Nesse contexto,é necessário organizar a equipe e o negócio como um todo, para que seja possível gerar dados com mais precisão e rapidez.

Então, quer descobrir como fazer isso da melhor forma possível? No artigo de hoje, separamos as melhores práticas para se garantir uma tomada de decisão certeira. Continue lendo e confira!

Faça um planejamento

Planejamento é o ponto de partida para qualquer empreendimento. Sem um plano amplo e íntegro, dificilmente um negócio conquistará o sucesso, mesmo que conte com os melhores funcionários.

Além disso, determinar um planejamento estratégico que tenha a missão, as metas e os objetivos é fundamental para direcionar os processos — bem como, é claro, a tomada de decisão, que passa a decorrer com o intuito de alcançar tais condições.

Também é ideal estabelecer nesse plano como será realizado o compartilhamento das informações.

Comunique a sua decisão e tome medidas

Depois de definir o planejamento, é hora de comunicá-lo a todos os envolvidos.

Aqui, é essencial deixar todos os colaboradores cientes da implantação da solução, abordando os motivos que levaram a tal decisão. Seja o mais claro possível — quanto mais conhecimento sobre os benefícios e riscos projetados for exposto, maior será a probabilidade de a equipe apoiar as decisões.

Caso outros integrantes detectem falhas no resultado da atividade decisória, faça uma reavaliação dos planos. E lembre-se de que é mais prudente fazer isso agora, quando a decisão ainda não foi colocada em prática, do que ter de corrigi-la mais para frente, caso a estratégia falhe.

Monitore os processos

Implantar um sistema de monitoramento de atividades é imprescindível para ficar por perto de tudo que ocorre no seu setor, conforme as situações forem surgindo. Esse tipo de atitude permite prever falhas, entender a rotina diária do negócio, conhecer intimamente seus processos, dentre outros fatores.

Sem contar que ajuda a detectar erros e oportunidades que possam surgir no caminho. Afinal, identificar problemas na hora em que eles ocorrem faz com que as respostas sejam mais ágeis e certeiras.

Acompanhe as decisões

Decisões devem ser tomadas frequentemente, e algumas delas se repetem devido ao andamento do processo operacional. Apesar disso, é importante observar os efeitos dessa escolha. Pode ser que, em algum instante, as atitudes que você vinha tomando já não gerem os mesmos resultados — e isso é sinal de que algo precisa ser mudado.

Em outras palavras, acompanhar suas atividades, processos, escolhas e consequências te permite fazer correções sempre que elas forem necessárias, e sem que isso traga problemas à empresa.

Avalie os resultados

Isso mesmo: mensure todos os resultados obtidos. Avaliar o que funciona, o que pode vir a dar certo ou que está errado é crucial para otimizar as suas ações, elevar a competitividade do seu negócio e melhorar a sua tomada de decisão.

Elabore técnicas que permitam avaliar o progresso da empresa, de forma a obter essas informações em pouco tempo. Assim, as suas escolhas e o andamento dos processos melhorarão significativamente.

E não se esqueça de compartilhar esses dados com seus funcionários! Afinal, ter um time a par das operações e demandas cria um ambiente de trabalho melhor, além de lhes permitir auxiliar nas melhores escolhas.

Invista em tecnologia

Para que você possa tomar decisões precisas a qualquer momento, é preciso recorrer à tecnologia, pois ela garante que você e a sua equipe processem informações e condições operacionais instantaneamente.

Hoje, softwares permitem que um determinado dado lançado no setor de vendas seja logo acessado pela gerência, por exemplo, pois seu sistema é integrado e tem um acesso simplificado para os profissionais envolvidos no processo. E essa agilidade na circulação de dados aumenta a probabilidade de tomar decisões de curto, médio e longo prazo de maneira eficiente.

Crie ações de contingência

Ainda que você conte com uma grande rede tecnológica, problemas sempre acontecem. Não à toa temos ferramentas e softwares para solucioná-los, e pessoal para supervisionar tudo isso.

Definir um plano ou ações de contingência para lidar com circunstâncias inesperadas garante que a sua tomada de decisão seja eficiente e que os danos causados por uma eventual falha — como uma pane operacional ou queda de sistema, por exemplo — cause maiores problemas à empresa.

Resolva conflitos rapidamente

Conflitos podem surgir de muitas formas em um negócio. A linha de produção pode sofrer com a chegada de um novo aparato tecnológico, por exemplo, ou com o uso de mecanismos obsoletos. Sistemas podem sair do ar ou serem invadidos, e os colaboradores podem se desentender e comprometer o andamento do trabalho.

Seja quais forem, a solução dessas falhas cabe a você, proprietário, que deve agir rapidamente para que não haja maiores impactos no dia a dia da sua empresa/franquia. Quanto mais rápido forem solucionados esses conflitos, menor será o dano.

Aposte na consultoria para a tomada de decisão

Por fim, a consultoria também é um excelente instrumento quando o intuito é melhorar a sua capacidade de tomar decisões. Graças às suas ferramentas e técnicas, ela pode te ajudar a detectar problemas que estejam atrapalhando seus passos e te impedindo de atingir seus objetivos.

Isso porque o segredo para executar boas decisões é o autoconhecimento. E, ao contar com a consultoria, você adquire um maior entendimento para escolher o que é mais apropriado para o seu negócio, otimizando os seus processos.

Esperamos que os assuntos abordados neste post possam te ajudar a melhorar os processos de tomada de decisão da sua empresa. Agora, para isso, basta colocá-los em prática. E, se gostou dessas dicas, aproveite para conferir o que é gestão de processos organizacionais!

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