6 motivos importantes para ter gestão contábil em sua empresa

6 motivos importantes para ter gestão contábil em sua empresa

Quem está em busca de prosperidade e sustentabilidade do seu negócio sabe da importância de manter as informações financeiras organizadas e atualizadas. É a partir da análise dessas informações que as decisões são tomadas de modo a garantir os melhores resultados que a empresa pode atingir.

A partir disso, o investimento em um profissional que tenha a habilidade de administrar as finanças e promover uma gestão contábil eficiente pode proporcionar uma visão estratégica de desempenho econômico diferenciada, que vai alavancar a performance e fazer com que o negócio se destaque diante de seus concorrentes.

A gestão contábil consiste em verificar a escrituração dos documentos, as contas e todos os outros fatores que afetam o patrimônio. Toda a documentação fiscal e contábil, além de ser uma exigência prevista por lei, representa uma importante ferramenta para o sucesso de uma empresa. Isso porque, com maior controle sob o que está acontecendo no empreendimento, o gestor pode buscar crescimento e desenvolvimento.

Somado a um profissional com competência para manter o controle da empresa, algumas ferramentas tecnológicas, como aplicativos e softwares de organização, também podem ajudar bastante quando o objetivo é aperfeiçoar a gestão. Elas diminuem as possibilidades de erro, além de proporcionarem maior economia de tempo.

Sabendo disso, nós listamos 6 benefícios de uma boa gestão contábil para você entender por que precisa aplicá-la no seu negócio o quanto antes. Continue e confira:

1. Regulamenta as documentações

A partir da consciência de que o registro e armazenamento dos documentos são práticas que devem ser adotadas para a própria segurança da empresa, a regulamentação das documentações mostra-se extremamente necessária para a manutenção da sua saúde financeira e garantia das exigências legais.

Em caso de negligência, complicações fiscais e contábeis podem se tornar uma grande dor de cabeça e levar o empreendimento a um caminho difícil de ser contornado.

2. Mantém a empresa em dia com a lei

Além de um benefício da gestão contábil, se manter em dia com a lei é um requisito fundamental para que a empresa desempenhe suas atividades sem precisar se preocupar com questões legais que podem embargar o negócio.

Dessa forma, todos os esforços são empenhados para o que realmente pode contribuir com o crescimento e desenvolvimento. Não há tempo nem necessidade de gastar energia com a reversão de problemas relacionados à ilegalidade.

Tendo isso em mente, manter em dia as contas, a escrituração dos documentos e tudo que afete o patrimônio do estabelecimento deve ser uma prioridade para aqueles que querem fazer uma boa gestão estratégica.

3. Organiza os dados

A organização dos dados da empresa é um fator que evita a bagunça financeira e as possíveis complicações que ela pode trazer. Quando uma empresa não tem o devido cuidado, é difícil manter as contas em dia e saber o real contexto no qual ela está inserida.

Essa situação é extremamente prejudicial à perpetuidade do negócio, pois impede que sejam tomadas decisões que contribuam, de fato, para a solução de problemas e aumento dos lucros.

4. Facilita o crédito no mercado

Um estabelecimento que está em dia com as suas obrigações, apresenta contas organizadas e uma gestão coerente, tornando-se um forte candidato a conseguir crédito no mercado.

Seja para contratar mais funcionários, melhorar a qualidade do serviço ou aumentar o volume de negócios, a necessidade de recolher capital de terceiros pode surgir e fazer com o que o gestor precise recorrer a um financiamento ou empréstimo.

Os credores, por sua vez, tratam de verificar a credibilidade da empresa para que possam fazer uma análise correta das possibilidades de tomar calote.

Com uma organização contábil bem estabelecida, é possível garantir essa credibilidade e fornecer informações que provam a capacidade da empresa em honrar as dívidas no futuro. A boa reputação, assim, vai aumentar as possibilidades de negócio e proporcionar mais oportunidades para a empresa.

O site do Sebrae oferece orientações para aqueles que estão avaliando essa possibilidade, além de diferenciar empréstimos e financiamentos. A partir das definições de quantia necessária, finalidade e possibilidade de pagamento, a plataforma auxilia o gestor na escolha da linha de crédito mais apropriada.

Além disso, alguns programas oferecidos pelo Governo Federal também facilitam a captação de empréstimos e ajudam o desenvolvimento de pequenas e médias empresas que se mostram habilitadas para receber tal incentivo.

Essa pode ser outra alternativa para quem precisa incrementar os recursos do seu negócio. No entanto, é importante manter a organização e a administração das contas para não ter problemas na hora da solicitação desse recurso.

5. Cria uma relação mais transparente com os stakeholders

De acordo com definição da plataforma IBC Coaching, os stakeholders são o público estratégico de um empreendimento. Assim, além dos clientes, fornecedores e funcionários enquadram-se nesse público e são elementos que devem estar satisfeitos com os serviços prestados pela empresa.

Com uma gestão contábil eficiente, as informações ficam mais claras e a relação com aqueles que interessam para um bom desenvolvimento do negócio fica mais transparente. Isso facilita a criação de relacionamentos mais duradouros e, consequentemente, a perpetuação das atividades realizadas.

6. Proporciona economia

Dentro da legalidade, é possível diminuir o pagamento de impostos e garantir maior economia para a empresa. A partir de uma gestão contábil que alie finanças, contabilidade e decisões estratégicas, será determinado o melhor regime de tributação de acordo com as operações desempenhadas pelo empreendimento.

Além disso, essa gestão também pode administrar e evitar ao máximo a grande burocracia enfrentada pelas empresas brasileiras, que muitas vezes travam o negócio e criam empecilhos para que ele possa crescer.

Um bom gestor deve sempre ter em mente que o sucesso do seu negócio depende de profissionais capacitados e envolvidos nas atividades, além de um desempenho sustentável das mesmas. Assim, os resultados vão ser um reflexo de uma administração comprometida e de excelência.

Nessa linha de raciocínio, a gestão contábil deve ser adotada para que o gestor usufrua de todos os benefícios listados acima. Deixe seu comentário nesse post e compartilhe outras práticas que você considera importantes para o bom desempenho de um empreendimento!

2 Comentários

Cancelar

  1. Ótimo texto. Gostaria de acrescenta que uma gestão contábil e financeira prorporciona análises de desempenho e resultados mais adequadas, garantindo tomadas de decisões coerentes no curto e longo prazos

    • Com certeza Carlos! Foco nos resultados a partir de análises consistentes e bem fundamentadas!