5 benefícios da consultoria de processos para o seu negócio?

5 benefícios da consultoria de processos para o seu negócio?

O bom funcionamento de uma empresa de qualquer tamanho ou segmento envolve várias etapas e depende de inúmeros fatores.

Planejamento, orçamento e execução são palavras de ordem para os gestores que desejam ver um crescimento constante em seus negócios. Para que sejam produtivos e lucrativos, os procedimentos internos devem ser realizados com excelência.

A seguir, você vai entender como uma consultoria de processos pode organizar o andamento de uma organização e influenciar seu desempenho de maneira positiva. Continue a leitura e descubra seus benefícios!

O que são processos internos?

Os processos internos, como o próprio nome sugere, são as ações realizadas por toda uma equipe, com um mesmo objetivo, dentro de uma empresa. Não se trata, necessariamente, de metas financeiras, mas da elaboração de um novo produto ou do lançamento de um serviço no mercado, por exemplo.

Ou seja: envolve toda a rotina de tarefas executadas diariamente pelos colaboradores, pelas companhias terceirizadas e, até mesmo, pelo maquinário da empresa.

A importância de otimizá-los

A otimização dos processos internos está intimamente ligada ao sucesso do negócio. Para que os processos fluam da melhor forma possível, sem estourar o orçamento e gastar um tempo muito maior do que o necessário, é imprescindível que todas as etapas que envolvam o planejamento e a execução de produtos e serviços estejam perfeitamente alinhadas.

Como aprimorá-los?

Quer saber como implementar melhorias em seu negócio? Separamos 5 passos para otimizar os processos internos de uma empresa. Veja quais são:

1. Faça o mapeamento dos processos

O primeiro passo para aperfeiçoar a rotina de um empreendimento é fazer o mapeamento da forma atual de trabalho de toda a equipe. É nessa etapa que será possível identificar o que é necessário ou pode ser mudado e quais setores precisam de intervenções urgentes.

Para tanto, todos os recursos devem ser monitorados e documentados, assim como o objetivo de cada etapa:

  • “onde e quando cada processo tem início?”;
  • “quais setores estão envolvidos?”;
  • “o que é necessário acontecer para que comecem e terminem?”;
  • “qual o resultado esperado?”.

As respostas obtidas certamente vão mostrar onde estão os deslizes e procedimentos bem-sucedidos, as falhas de comunicação interna entre setores e a sintonia entre os membros do próprio time.

2. Padronize o trabalho

Após mapear o funcionamento da empresa, é hora de padronizar os processos de trabalho, de acordo com a função de cada um. Nesse momento, é importante haver um alinhamento com a cultura corporativa, para que os funcionários se sintam constantemente engajados.

O uso de softwares e a contratação de uma consultoria de processos são importantes aliados nessa fase. Uma empresa especializada consegue organizar novos padrões com excelência, diminuindo custos e otimizando o tempo de trabalho. Já a tecnologia pode ajudar com o direcionamento das equipes, o monitoramento e os registros.

3. Monitore a concorrência

Você sabe o que seus concorrentes estão fazendo? Em que estão falhando e inovando? Essa etapa é fundamental para que a organização crie uma vantagem competitiva no mercado.

Quando você observa seu setor de atuação e estuda-o, adquire ferramentas para melhorar o próprio negócio nos aspectos internos e no que é oferecido aos consumidores. O conhecimento é fundamental para que sejam tomadas decisões inteligentes.

4. Integre todos os setores da empresa

Embora o mapeamento e o monitoramento sejam realizados individualmente, os departamentos não devem ser vistos como partes isoladas de um negócio. Tais setores são como peças de um quebra-cabeça, que, quando unidas da maneira correta, formam um exemplar único no final.

Portanto, é preciso incentivá-los para que realizem um trabalho em conjunto. Mas, infelizmente, existe uma rivalidade muito comum entre os departamentos de uma empresa. Podemos citar o marketing e o financeiro como exemplos.

A área de finanças costuma ver a de marketing como um serviço que só consome a verba, sem trazer resultados efetivos — ou o setor de vendas como o único responsável pela entrada e pelo giro de capital. Estimular a integração com ações como reuniões e metas conjuntas é fundamental para que os trabalhos fluam e seja formada uma verdadeira equipe.

5. Invista na comunicação interna

A comunicação interna é considerada uma das chaves que abrem as portas do sucesso. Quando falamos em melhorias nesse quesito, não estamos limitando-as à relação entre os colaboradores: os gestores também precisam saber o que pensam seus clientes internos e externos.

O contato diário possibilita a correção de falhas e o desenvolvimento de novas estratégias. Manter uma boa relação com os trabalhadores, clientes, fornecedores e terceirizados (e entre todo esse grupo) possibilita antecipar soluções, identificar formas de diminuir os custos e projetar novos produtos e serviços.

Como a consultoria de processos pode ajudar?

Já citamos a consultoria de processos como uma alternativa para a padronização dos procedimentos de uma empresa. Tal prática serve para entender os resultados da organização, avaliar os procedimentos usados para alcançá-los e identificar os pontos que devem ser melhorados no futuro (e, claro, imediatamente).

Como funciona e quais são os benefícios

Companhias especialistas no assunto, como o Grupo Lasse’s, realizam a consultoria de processos da seguinte maneira:

  • analisam o desempenho financeiro e verificam como tornar o negócio mais rentável;
  • mapeiam e identificam as falhas;
  • corrigem e organizam as atividades;
  • reestruturam e padronizam os procedimentos a partir do esquema atual da organização, definindo a equipe mais adequada para a realização de cada trabalho;
  • implementam indicadores de resultados, entre outras ações.

A consultoria deve ser vista como um investimento. Isso porque a análise do funcionamento de um negócio permite reconhecer os erros, potencializar acertos, prever cenários e, consequentemente, identificar novas oportunidades, além de:

  • produzir dados mais confiáveis, que trazem segurança para as tomadas de decisões;
  • identificar riscos financeiros;
  • definir claramente funções e objetivos, direcionando os esforços;
  • auxiliar e melhorar o controle de estoque e o planejamento de compras;
  • otimizar tempo e recursos.

O trabalho da consultoria de processos aumenta a produtividade dos colaboradores e o engajamento dos setores. O impacto, como você pode imaginar, está em oferecer produtos e serviços de qualidade aos clientes. E os resultados satisfatórios têm o poder de transformar a marca em referência no mercado. Pense nisso!

O Grupo Lasse’s é especialista em consultoria de projetos para o varejo e o mercado de franquias. Assine nossa newsletter e continue recebendo mais informações valiosas para seu negócio. Até breve!

Sem comentários

Cancelar